domingo, 2 de outubro de 2011

5-Lado Bom de Portugal

Fátima pode ser vista em uma manhã. Evite comprar as lembranças na catedral. Se você estiver olhando de frente para a catedral, vá para sua direita onde vai achar lembranças muito mais baratas e um bom restaurante que fica na parte superior de um café.
Se você nunca viu uma gruta descente como a rei do Mato em Sete Lagoas/MG vá em direção à Batalha e procure a gruta da moeda, é uma boa visita com fotos bonitas e uma beleza diferente, depois vá visitar a catedral de batalha.
Coimbra é uma cidade grande e complexa de andar. Foi lá que vimos um fiscal checando nosso ticket de estacionamento. Tem uma área de compras no centro e algumas atrações como uma cidade em miniatura chamada “Protugal dos Pequenitos”. Ficamos muito pouco tempo em Coimbra e seguimos para o Porto.
Porto.
Quem já teve amigos Portugueses e se lembra da boa acolhida, vai se sentir em casa no Porto. Em todos os lugares fomos bem recebidos e revi meu conceito de não gastar dinheiro em Portugal. Quem quiser comer um verdadeiro bacalhau tem que ir na travessa Antero de quental nº 285, não confundir com a rua Antero de Quental, este restaurante me foi indicado por uma senhora portuguesa que fez questão de ir até o restaurante comigo e me apresentar ao dono. Chegando lá peça um bacalhau grelhado com batatas ao murro(12,50E$). O bacalhau e grelhado na brasa e depois levado a uma tijela com  azeite e com as batatas que são servidas com casca. Quem gosta de carne pode pedir uma Posta de Mirandela, mas tem que ter muita disposição para comer tanta carne(9,50E$), ou ½ frango na brasa(5,00E$), ou picanha a brasileira que são dois bifes de picanha e vem até com um pequena porção de feijão preto (5,00E$). Todos os pratos com exceção do bacalhau vêm com arroz e batata frita, se não me engano no frango vem com uma saladinha, isto tudo acompanhado com uma boa garrafa de vinho de 5,00 a 10,00 E$.
É isto mesmo a vida no Porto é bem mais barata, e mais boemia. Como bom turista não deixe de ir nos bares que ficam a beira do rio Douro no final da tarde e início da noite. Do outro lado do rio ficam as caves de vinho do porto e também um ponto muito visitado.
Compre o passeio do ônibus turístico, mas escolha o ônibus amarelo no Porto, por 19 E$ você vai ter direito a dois dias de passeio com três percursos diferentes,  um passeio de barco no rio d’ouro que dura 50 minutos e o melhor de todos, usar os ônibus municipais gratuitamente, pois o dono das linhas de ônibus também é dono dos ônibus amarelos.
Se você passou pelo Sul pode ficar em dúvida se deve ou não pedir ajuda, mas pode pedir, agora você está no Porto as pessoas são amáveis e se prontificam a ajudar.
Pegue o ônibus e vá até as caves de vinho porto, cuidado que é muito alcóolico, vá na Calem, e mesmo pago faça o passeio da Ferreirinha, que é uma das últimas caves da rua, onde a visita é mais detalhada. Faça o passeio de ônibus visitando os pontos turísticos.
Faça o passeio de teleférico e atravesse a ponte a pé tirando fotos do rio é uma das paisagens mais bonitas do porto e de Portugal, o metrô que é chamado de metro, passa sobre a ponte sem proteção alguma.
Separe um dia para ir de carro à Guimarães que foi onde nasceu Portugal ou Porto Cale e, à Braga.  Vá em Guimarães pela manhã e deixe Braga para tarde, pois Braga é maior.
A partir do Porto fomos até Santiago de Compostela é cansativo, mas a estrada é muito boa. Vá bem cedo, para ver a missa dos peregrinos ao meio dia, não se esqueça de que a Espanha tem uma hora a mais no fuso e que o combustível é mais barato neste país. Em Santiago pode-se reparar a diferença de preços em relação ao Norte de Portugal, ou seja, fora o combustível tudo é mais caro.
Se não tiver tempo para visitar Vigo pare na estrada no posto de gasolina e tire algumas fotos da baía de Vigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário