domingo, 2 de outubro de 2011

3-Madri

Foi a grande surpresa da viagem. Adorei Madri o povo é atencioso e agradável, mesmo sem falar Espanhol não tive nenhuma dificuldade, fiquei no Hotel da Accor http://www.accorhotels.com/pt-br/booking/hotels-list.shtml. Na Calle (del) Prado 11
28014 MADRID, SPAIN. Este hotel é muito bem localizado e fica no máximo a 25 minutos a pé dos principais pontos turísticos. Em Madri não usamos carro somente os ônibus de turismo, metrô e andamos muito. Me senti muito seguro em Madri, andei o tempo todo(dia/noite) com a câmera no pescoço e não vi nenhum problema. Em Madri as lambretas dominam o trânsito.
Ao chegar ao aeroporto de Bajaras, optamos pela aventura de ir para o hotel de metrô, descobrimos que não fomos os únicos a pensar desta maneira. O Metrô de Madri é fantástico, e o melhor meio de transporte da cidade, você compra os bilhetes em máquinas de autoatendimento. Pegamos um mapa no aeroporto e fomos até a estação de “Anton Martin”, é necessário fazer várias trocas de linhas, mas todas bem sinalizadas. Se suas malas estiverem pesadas lembre-se que tem muitas escadas sempre que possível opte pelo elevador. Veja o site http://www.metromadrid.es/es/index.html na primeira página clique em plano do metrô e veja as linhas disponíveis.
Quando compramos o bilhete do Metrô no Aeroporto, pagamos uma taxa (2,00E$ acho) e quando chegamos no aeroporto de Metro tivemos que nos dirigir a uma bilheteria eletrônica e pagar a taxa novamente.
A comida madrilena e baseada na paelha e presunto, cuidado com a gordura pois você vai ficar andando o dia inteiro, A culinária local é predominante, mas você pode encontrar bons restaurantes com culinária internacional andando pela cidade. A noite vá a um restaurante de tapas (petiscos), fui a pé a partir do hotel os melhores bares ficam próximo a calle de Jesus, o bom madrileno troca sempre de bar. Os melhores vinhos que tomei foram da região de Rioja.
Não deixe de ir a um show flamenco é muito legal.
Vá até a puerta del Sol e pegue o ônibus de turismo que custa em torno de E$20,00, a taxa é valida por dois dias, escolha as rotas e faça as visitações pegue o ônibus quantas vezes quiser neste período.
Não deixe de ir a Toledo, é uma das cidades mais baratas e foi um dos pontos altos da viagem, lá pode-se comprar Ouro e Prata a bons preços. As refeições normalmente custam próximo dos E$10,00.
Para ir a Toledo a melhor opção é o trem, a viagem dura quarenta minutos e é muito tranquila. Visite o site www.renfe.es a partida é da estação de Metrô “Atocha Renfe”, compre com antecedência e escolha os lugares, vá às 8:20 e retorne às 17:30. Tentei comprar várias vezes no Brasil e não consegui com cartões diferentes, se isto acontecer ligue para sua empresa de cartão de crédito e autorize a compra. Quando chegar a Toledo, pegue o mapa da cidade na estação e pergunte qual o ônibus de linha que passa no centro de Toledo, vá de ônibus, pois a subida e longa.
Na pracinha faça um Tour com o trenzinho que passa em volta da cidade e permite tirar fotos das muralhas, depois de posse dos mapas ande pela cidade livremente. Se alguém encontrar o museu Visigótico me mande uma foto, pois andei muito e não consegui localizá-lo.
Como tínhamos apenas um dia e queríamos visitar Ávila e Segóvia, resolvemos fazer uma excursão. É muito corrido e não sobra tempo para quase nada. Ávila não me chamou  atenção se tivesse que excluir uma cidade seria esta. As muralhas são bonitas, mas não é aquela cidade cheia de vida.
Segóvia foi onde paramos para almoçar, tudo é bem mais caro que Toledo, a visita valeu pelo catedral, o aqueduto no centro da cidade e principalmente pela Maravilha do Alcazar, um castelo medieval com fosso e muito bem conservado. Ideal para tirar fotos com uma vista muito bonita.
Portugal.
Portugal tem o sistema de pedágio mais inteligente que já ví. Em todas as saídas das autos estradas tem cabines de pagamento ou de retirada de bilhete. Isto é muito importante para evitar de pagar o trecho cheio. Quando for entrar na pista com portagem verifique se a luz esta verde indicando que a cabine está aberta, faixas pintadas no chão e no topo da cabine indicando passagem para quem tem cards tipo via fácil que não foi o meu caso. Na dúvida vá para a fila onde há carros parados. Pressione o botão e pegue o ticket. Este mesmo ticket vai ser entregue ao cobrador quando sair da autoestrada ou inserido na máquina junto com o pagamento quando a cobrança for automática, ou seja, você paga pelo percurso feito. Na saída da autoestrada verifiquei novamente as mesmas regras acima citada, em algumas saídas há opção de pagamento com atendente ou por autoatendimento.
Ao alugar o carro peça um veículo abastecido com gasóleo (Diesel), é muito mais econômico. Se for viajar por Portugal procure abastecer ao norte ou na Espanha, onde o combustível é mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário