domingo, 2 de outubro de 2011

4-Lado Ruim de Portugal

Foi a cidade que dedicamos mais tempo, mas para mim foi a grande decepção da viagem, com certeza não voltaria a Lisboa.
Portugal pode ser dividido em duas partes para o turista Brasileiro, o Sul onde a probabilidade de ser mal recebido é quase certa e no Norte, onde a possiblidade de ser bem atendido é uma certeza. Quando contam piadas de portugueses enaltecendo alguns detalhes, não reparam que eles fazem de maldade para prejudicar os Brasileiros.
Dizem que o melhor da Boemia portuguesa fica no Chiado, porém os restaurantes têm um cardápio muito limitado e o bacalhau não é lá estas coisas. Se estiver de saco cheio e quiser comer uma comida mais saudável, vá na rua calçada do combro 28 no chiado, lá vai encontrar pratos grelhados na brasa, procurem o garçom Baiano. Terão um bom atendimento.
Todos os dias de manhã a área do Chiado fica cheio de garrafas quebradas pela rua, isto acontece na madrugada.
Lisboa tem uma vantagem para turismo de idosos, pois é a cidade mais plana que encontrei em Portugal.
Vejam alguns fatos que me fez não gostar de Lisboa:
- Se você chegar falando português do Brasil, a cara de pouco agrado dos garçons nos restaurantes e visível.
- Pegamos um taxi no aeroporto e a esposa do meu amigo pediu ao Motorista educadamente para ligar o ar condicionado, pois estava muito quente. O motorista ligou, mas não fechou a janela, passado algum tempo ela questionou o motorista sobre a janela aberta. A Resposta foi, “é, assim o ar sai”. Ela tornou a pedir educadamente para ele fechar a janela e ele levantou o vidro apenas alguns dedos, sempre com um sorriso cínico no rosto.
-Pegamos um taxi e pedi ao motorista para nos deixar em uma rua próximo ao largo do chiado. Ele nos deixou a duas quadras do local e nos direcionou no sentido errado, dizendo que o taxi não podia entrar naquela área, ainda bem que estava com o mapa, pois descobri que se continuássemos no taxi por mais duas quadras chegaríamos no local desejado.
- Um senhor perguntou a um jornaleiro onde pegar o bonde, e a resposta foi se queres ir para cá pega para cá, se queres ir para lá pega para lá.
-No outlet escolhi um relógio de 115,00 E$ e esperei 15 minutos enquanto a atendente batia papo, desisti e neste momento resolvi que não ia gastar mais nenhum tostão em Portugal.
-Duas meninas paulistas perguntaram para o condutor do ônibus de turismo em Sintra onde pegar a outra linha do ônibus para visitar os castelos (Mouro e Pena), pois elas tinham pouco tempo e queriam ver as duas últimas atrações. O Motorista falou para elas irem para o ponto final, o que faria com que elas não conseguissem chegar a tempo. Neste caso não me contive e me intrometi na conversa informando que bastava atravessar a rua e pegar o ônibus subindo. Minha esposa ficou tão chateada que deus nossos ingressos para as meninas entrarem sem pagar.
A partir deste ponto deixamos a tradicional educação, e passamos a tratá-los na mesma moeda. Em Óbidos uma atendente de loja falou para minha esposa não tocar na roupa pois iria desarrumar, ela continuou vendo as roupas e respondeu que se desarrumasse ela arrumaria.
Ainda em Óbidos, fizemos um lanche fomos bem atendidos, mais tarde entramos em outra loja e quando vi a cara das atendentes, sai e fui para a loja que havia sido bem atendido. Os outros três resolveram continuar na loja e como sempre foram mal atendidos.
Em Óbidos notamos algumas divisões, compramos várias tolhas de mesas e fomos muito bem atendidos, em uma das lojas o dono nos perguntou ser estávamos sendo bem atendidos, quando contamos algumas das nossas histórias ele ficou tão envergonhado que nos deu dois baralhos com detalhes dos pontos turísticos da cidades.
Mas voltando à viagem. Pegue o ônibus de turismo e vá ao mosteiro dos Jerônimos, ao marco do descobrimento, coma um pastel de Belém. Não fui ao oceanário, mas dizem que é lindo.
Uma coisa que não entendi é porquê o pastel de Belém é uma empada e o pastel de bacalhau é um bolinho. Pastel de Belém é uma marca registrada nos outros lugares chama-se pastel de Nata.
Para mim o melhor de Lisboa foi o museu Calouste Gulbenkian, e o pior os Portugueses. Acho que como estão em crise econômica, deveriam valorizar mais o turismo.
Vá a Sintra de carro ou de trem, o trem parte de Lisboa a cada 20 minutos, sai do baixo chiado, e a passagem custa menos de E$ 5,00 ida e volta, se você já tem o cartão do metrô. Chegando a Sintra pegue o ônibus turístico na estação de trem. De carro a visita é mais rápida, pois não precisa ficar esperando os ônibus em cada atração. Não deixe de visitar o Castelo nacional da Pena, o castelo dos Mouros e o palácio Monserrate.
Pegue o carro e vá a Óbidos. Quando chegar pare na entrada da cidade, não se esqueça do ticket de estacionamento. Óbidos é uma cidade pequena com um bom comércio, você não deve deixar de subir nas muralhas e dar a volta na cidade, é um ótimo lugar para fotografias e compras.
Não se esqueça de passar por Cascais e Estoril, só para ver as praias.
Se for a Évora não se esqueça de marcar a visita a uma vinícola com antecedência, as visitas geralmente são pagas. Em Évora tem vários estacionamentos grátis fora da cidade, deixe o carro e vá a pé. Se preferir pode ir de carro e procurar os estacionamentos pagos.